Solução inusitada: "Meu cabelo renasceu com vitamina pra pet"

Para recuperar os fios detonados pela química, Bárbara misturou o produto veterinário com uma máscara hidratante e eles ficaram macios e sedosos com uma aplicação!

Reportagem: Gabriela Bernardes

Vitamina pra pet | <i>Crédito: Arquivo Pessoal
Vitamina pra pet | Crédito: Arquivo Pessoal
Eu já estava enjoada do meu cabelo castanho quando, pela primeira vez, decidi clarear para mudar meu visual. Fui ao salão e fiz mechas. Ficou ótimo, mas, quando lavei a cabeça em casa, vi o quanto a tintura tinha ressecado os fios: eles estavam frágeis, elásticos e quebradiços! Imediatamente, digitei no Google “como recuperar cabelos loiros ressecados?”. Queria encontrar uma solução barata. Achei uma blogueira falando sobre a aplicação de vitaminas para cães em cabelos humanos danificados. Ela tinha usado e seus fios ficaram incríveis! Eu precisava testar essa novidade! 

Confesso que não tive receio de usar o suplemento vitamínico para pets nos meus fios. Afinal, pior do que estava não ficaria. Fui a uma pet shop e pedi o produto. Na hora, o vendedor falou: “Você quer isso para usar no cabelo, né?”. Ele me contou que não era a primeira vez que mulheres iam lá para comprar a vitamina para cachorros. Na época, 2014, paguei cerca de R$ 15 pelo potinho com 30 ml.

Cheguei em casa e já fiz o teste. Lavei meus cabelos com xampu e condicionador comuns. Aí, pinguei cinco gotas da vitamina num recipiente – ela vem com um dosador –, misturei com duas colheres de máscara hidratante matizadora e mexi. Depois, passei a mistura mecha por mecha, coloquei a touca de alumínio pra esquentar e deixei agir por 15 minutos, que era o tempo que a máscara indicava. Pra finalizar, enxaguei com água morna.

Se preferir, você pode secar o cabelo e passar a chapinha, que ajuda a realçar o brilho dos cabelos. Como o produto tem um cheiro bem forte, passei um leave-in bem cheiroso nos fios. 

Enquanto secava, já percebi a maciez e a leveza. Aquele aspecto judiado e sem vida tinha desaparecido! Meus cabelos estavam sedosos e com um brilho que eu nunca tinha visto antes! Quase não acreditei que aquela vitamina tão barata era muito melhor que máscaras caríssimas. 

Uso o produtinho para cachorros sempre que retoco as luzes 

Procuro fazer a hidratação com vitamina pra cães sempre que retoco as luzes, pois nesse processo meus fios perdem muitas vitaminas e a aplicação repõe todos os nutrientes. Mas toda semana dou um trato nos meus cabelos com cremes hidratantes! Agora posso ser loira sem me preocupar com o ressecamento dos fios. Esse produtinho mágico para pets devolveu a saúde das minhas madeixas! - BÁRBARA SANTOS RODRIGUES, 26 anos, recepcionista, Serra, ES

Veja como aplicar

A farmacêutica Márcia Carravetta ensina a usar a vitamina pra cães no cabelo

• Lave o cabelo com um xampu normal ou anti-resíduos.

• Retire o excesso de água. 

• Misture 10 g de máscara hidratante com 5 ml da vitamina para cães. Deixe em banho-maria por dois a três minutos para diluir bem. 

• Separe as mechas e aplique a mistura do meio para as pontas. 

• Alinhe o cabelo com um pente de dentes finos. 

• Coloque uma touca descartável e deixe agir no calor por 20 minutos. 

• Enxágue bem o cabelo e seque.

Resultado aparece na primeira aplicação

Quando passa por processos químicos, nosso cabelo perde nutrientes, ficando elástico e quebradiço. “O complexo vitamínico para cães possui vitaminas como B1, B2, B6 e E que repõem os óleos nutritivos dos fios. Elas lubrificam a fibra capilar e os cabelos ficam brilhosos, macios e não quebram com facilidade. Para os cães, esse complexo tem ação fortificante para os ossos, pelos e massa muscular”, explica Márcia Carravetta, farmacêutica com especialidade em cosméticos. 

Cuidado com sobrecarga de vitamina 

Segundo a especialista, o resultado aparece na primeira aplicação. Mas é preciso ter moderação: “A mistura deve ser aplicada a cada 15 dias, para não ocorrer uma sobrecarga de vitaminas. Também é importante diluir em uma máscara hidratante para não deixar o couro cabeludo muito oleoso e causar uma dermatite”. A farmacêutica sugere passar um leave-in ou pingar gotas de essência de café no fi nal para amenizar o cheiro forte da vitamina para cães. 

Alerta sobre produtos para pets 

Já o farmacêutico e cosmetólogo Maurizio Pupo alerta que, apesar de conter nutrientes importantes para os cabelos, o complexo vitamínico para cães não tem o controle rígido exigido dos produtos para consumo humano: “Essas vitaminas para animais são fiscalizadas pelo Ministério da Agricultura e não precisam ser preparadas nem controladas por farmacêuticos”. Segundo o especialista, “se as mulheres querem uma combinação de vitaminas para fortalecer os cabelos, é recomendado usar produtos formulados para seres humanos, como os suplementos vitamínicos Protovit gotas e Protovit Plus, ou adquirir cosméticos humanos enriquecidos com essas vitaminas, minerais ou aminoácidos, disponíveis no mercado”.








14/04/2016 - 11:26

Conecte-se

Revista Sou mais Eu