Novidade: "A gelatina incolor me dá cachos ultradefinidos"

Gil misturou a substância com creme de pentear e, em poucos minutos, seu cabelo ganhou volume e um cacheado incrível!

Texto: Gabriela Bernardes

Antes e depois de Gill Vianna | <i>Crédito: Arquivo pessoal
Antes e depois de Gill Vianna | Crédito: Arquivo pessoal
Desde pequena, assumo meu cabelo encaracolado e nunca pensei em alisá-lo, pois gosto do jeitinho que ele é. Minha insatisfação mesmo era com os cachos. Sempre busquei algo para deixá-los mais definidos, com aquele aspecto leve e brilhoso, como nos comerciais de TV. Durante muitos anos, usei produtos para cabelos enrolados, cremes de pentear, difusor... Mas, em vez de dar volume ao meu cacheado, o resultado era o oposto: ficava sem vida e sem movimento. 

Até que, no ano passado, num grupo do Facebook sobre o tema, vi um post de uma menina que usa um método caseiro bem simples pra ativar o cabelão: ela mistura creme de pentear com gelatina incolor. O efeito era inacreditável! No mesmo dia, comprei os componentes da receitinha milagrosa! 

Não precisa nem secar o cabelo! 
No post do grupo, a menina explicava que a gelatina incolor era melhor porque a com sabor poderia manchar o cabelo e atrair insetos. Segui o conselho dela e fui fazer o teste. Dissolvi a gelatina na água, coloquei no micro-ondas e depois pinguei algumas gotas de óleo de argan, que ajuda a hidratar – essa foi uma dica das meninas do grupo. 

Aí, misturei com o creme de pentear e passei em todo o cabelo. Esperei secar naturalmente e me surpreendi com o resultado: meus cachos estavam ultradefinidos, volumosos e com um brilho que nunca vi! 

Agora saio de casa sem me preocupar em secar o cabelo nem recorrer a cremes ativadores de cachos. Estou livre! - Gill Vianna, 30 anos, blogueira, Manaus, AM.

Gelatina aumenta duração do creme
O colágeno presente na gelatina incolor ajuda a manter os cabelos hidratados e definidos por mais tempo, principalmente os cacheados. “Ele aumenta a duração do efeito do produto misturado com ela. “Por exemplo: se você mesclá-la com um creme, vai mantê-lo por mais tempo nos cabelos. O colágeno deixa os fi os mais umidificados, com movimento”, explica a dermatologista Jeanne Herdy, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Não tem química, não agride 
Para o dermatologista Gabriel Sampaio, que também é da SBD, o efeito da substância é a fi xação dos cachos através da selagem da cutícula: “A gelatina cria uma película externa no fi o, moldando os cachos depois que seca”. Por não envolver um processo químico, a gelatina incolor não agride, “mas é preciso lavar bem para não restar resíduos no couro cabeludo e evitar a seborreia”, diz Jeanne.  “Após a aplicação, é importante fazer uma lavagem com xampu anti resíduos, pois o acúmulo da gelatina pode enfraquecer o fi o ou gerar algum dano”, alerta Gabriel. 

Consulte uma dermato 
É recomendado fazer a mistura sempre que for utilizá-la, e não guardar. Na hora da aplicação, é preciso ter alguns cuidados. Segundo Jeanne, uma boa dica é aplicar com borrifador, para evitar contaminação. A especialista conclui, informando que em alguns casos a mistura pode não funcionar: “O indicado é consultar uma dermatologista para receber um melhor tratamento”.



05/05/2016 - 13:17

Conecte-se

Revista Sou mais Eu