Mesmo efeito da tintura: "Sei platinar meu cabelo sem ressecar os fios!"

Mariana Guedes consegue o mesmo efeito de uma tintura – que resseca as madeixas por causa da química – combinando luzes e um matizador e ainda mantém seus fios hidratados!

Sou Mais Eu Digital

MARIANA GUEDES | <i>Crédito: Arquivo Pessoal
MARIANA GUEDES | Crédito: Arquivo Pessoal
Ficar loira é uma operação que exige mais do que apenas tingir o cabelo. E eu, que sempre quis ter meus fios loiros platinados bem clarinhos, sabia que meu sonho daria trabalho. Meus fios naturais são de um tom loiro escuro e, por isso, nunca precisei de nada muito radical. Mas faço luzes desde os 12 anos e usei tintura dos 15 aos 23. Só que eu penava para manter a minha raiz mais escura, sem contar os fios que ficavam bem ressecados. Foi assim até 2013, quando descobri os matizadores, produtos poderosos que puxam a cor do cabelo de loiro para acinzentado sem agredir os fios! 

O matizador corrige a cor do meu cabelo em apenas dois minutos! 

Há dois anos, cansada da falta de brilho e hidratação, parei de tingir o cabelo clarinho e voltei a fazer luzes. Só que isso não deixa os fios platinados do jeito que eu gosto. Eles acabam ficando mais amarelados e escuros. A única saída era usar um desamarelador ou um matizador, produtos essenciais para loiras. Como o segundo é mais potente que o primeiro e tem efeito imediato, foi ele que escolhi. E, mesmo tendo que fazer dois procedimentos para substituir apenas um, a tintura, não me arrependi. É muito fácil! 

Comprei um matizador por R$ 80 e assisti vários tutoriais na internet antes de usar o produto, porque é um pouco difícil controlar o resultado final. É que, como o matizador é potente, pode deixar alguns fios lilases. Aí, basta lavar com um xampu antirresíduos. 

Com o produto em mãos, lavei meu cabelo com um xampu hidratante e apliquei sobre as luzes, ainda com os fios úmidos, uma mistura de uma colher de sopa de matizador mais uma de um hidratante capilar branco. Esperei só dois minutinhos, enxaguei e pronto! Desde que comecei a fazer isso, nunca mais usei tintura e meus cabelos estão sempre platinados e hidratados. Oba! - MARIANA GUEDES, 25 anos, gerente de projetos, Santo André, SP

Produto é menos agressivo que tintura e ainda hidrata o cabelo!

Mari soube resolver um problema comum a muitas loiras. Ela escolheu o matizador que, diferentemente das tinturas tradicionais ou de produtos como xampus tonalizantes e desamareladores, deixa os fi os platinados e ainda hidratados. Conheça melhor esse produto poderoso a seguir com Neiva Pena, hairstylist e técnica da Bio Extratus, e Ígor Ramon, técnico da Magic Color: 

• O que é o matizador?
Matizar os fios significa neutralizar, intensificar ou acrescentar alguma cor já existente no cabelo. Existem matizadores para todas as cores: o roxo só funcionará em loiras, o preto só nas morenas e o vermelho, nas ruivas. No cabelo com luzes, por exemplo, o produto age somente na área descolorida, diminuindo o amarelado dos fios. 

• O que causa o amarelamento dos fios?
O amarelamento é o efeito visível da oxidação nos fios loiros. Qualquer tom de cabelo passa por esse processo, que é o desbotamento da cor. Ele pode ser causado por uso excessivo de produtos químicos, como o formol das escovas progressivas e tinturas, ou por procedimentos que agridam os fi os, como uso de chapinha, secador e modelador. O amarelamento também pode ser causado por agentes externos (raios ultravioleta, poluição, nicotina, cloro da piscina) e até mesmo por má alimentação e estresse. 

• Qual a diferença entre o produto e a tintura comum?
Ao contrário das tintas, o matizador não tinge o cabelo de forma permanente. Ele só o encapa. É um processo químico bem menos agressivo, pois não penetra na estrutura do fio. Além disso, o matizador não tem poder de mudar totalmente a cor das madeixas. Ele só intensifica ou neutraliza um tom já existente. 

• Como é a aplicação e quanto dura o efeito?
O matizador pode ser aplicado puro ou misturado a um creme hidratante de base branca. O cabelo deve ter sido lavado anteriormente e precisa estar ainda úmido. O produto é aplicado mecha a mecha e deve ficar agindo entre 3 e 10 minutos no máximo. Do contrário, o cabelo pode ficar com coloração levemente roxa ao final. A cor obtida com o matizador sai um pouco a cada lavagem, mas dura de duas a três semanas. A manutenção também pode ser realizada semanalmente para manter o platinado sempre intenso. Evite passar produtos oleosos nos fi os antes de matizá-los, porque a oleosidade absorve mais o pigmento, deixando o cabelo mais acinzentado que o desejado ou até roxo.

29/07/2015 - 09:00

Conecte-se

Revista Sou mais Eu