Duas crianças cortam o cabelo e dão ao mundo uma lição sobre racismo

O pequeno Jax só queria pregar uma peça na professora, mas acabou abrindo os olhos de muita gente para o problema do racismo

Gregory Prudenciano

Os pequenos Jax e Reddy | <i>Crédito: Reprodução Facebook / Redação Sou Mais Eu
Os pequenos Jax e Reddy | Crédito: Reprodução Facebook / Redação Sou Mais Eu
“Se as pessoas podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar”. Essa frase Nelson Mandela ilustra bem a atitude fofíssima de Jax, um garotinho americano de 5 anos que resolveu pregar uma peça na sua professora. A ideia era cortar o cabelo igual ao de Reddy, seu amiguinho de classe, de forma que a professora não conseguisse diferenciar os dois alunos. 

Acontece que Jax é branco, e Reddy, negro. Pelo menos é o que provavelmente você notou logo ao bater o olho na foto. Mas não é isso que o pequeno Jax enxergava. Ele se via igualzinho ao amigo, a única diferença era o cabelo. 

A mãe de Jax, Lydia, postou a história numa rede social e o relato viralizou. Leia o post: 

"Essa semana Jax e eu estávamos falando sobre o cabelo selvagem dele. Eu disse que ele precisava cortar o cabelo nesse final de semana e ele respondeu que queria raspar a cabeça bem curtinho para ficar parecido com seu amigo Reddy. Ele disse que ele mal podia esperar para ir à escola na segunda-feira com o seu novo cabelo igual ao do Reddy porque seu professor não seria capaz de saber quem é quem. Ele pensava que seria engraçadíssimo confundir seu professor com o mesmo corte de cabelo. 
Esta é uma foto de Jax e Reddy na apresentação de Natal. Eu tenho certeza que todos vocês vão notar a semelhança.
Se isso não prova que o ódio e o preconceito são coisas ensinadas, eu não sei o que pode provas. A única diferente que Jax enxerga entre os dois é o cabelo."

Fique por dentro das histórias mais impressionantes do dia. Curta nossa página no Facebook clicando aqui!

19/03/2017 - 08:00

Conecte-se

Revista Sou mais Eu