Tive uma festa de aniversário com tema do Lula

Trinta pessoas com máscaras do Lula gritando“surpresa!” foi o melhor presente pra mim!

Reportagem: Letícia Gerola

Fotos do Lula e da Dilma estavam espalhadas por todo lado e máscaras com o rosto dele foram entregues para os convidados vestirem | <i>Crédito: Arquivo Pessoal/Redação Sou Mais Eu
Fotos do Lula e da Dilma estavam espalhadas por todo lado e máscaras com o rosto dele foram entregues para os convidados vestirem | Crédito: Arquivo Pessoal/Redação Sou Mais Eu
Converso com meus pais sobre política desde a adolescência. Eleições e candidatos não eram exatamente o foco dos nossos papos em casa, mas sim as pequenas políticas do dia a dia – o que poderia mudar no sistema de saúde, as falhas na educação e ideias para melhorar a sociedade. Para eles, sempre foi importante falar sobre o assunto. Afinal, goste ou não, as decisões políticas afetam nossa vida diariamente. Morei com meus pais em Itapevi, na grande São Paulo, até os 17 anos – quando me mudei para São Paulo para cursar a faculdade. Passei no curso tecnólogo de Gestão Ambiental do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e passei a morar com a minha avó, que já vivia por aqui. Admiradora do Lula e eleitora do PT - assim como meus pais - tive contato com a história de vida dele e entrei no ambiente que me apresentaria o que eram partidos, candidatos e ideologias: uma faculdade. 

Estudei política a fundo para me posicionar
O universo da política ficou mais claro quando comecei a frequentar a faculdade. Um professor de sociologia me marcou pra sempre... Foi ele quem me explicou a importância das pessoas se envolverem com as propostas dos candidatos e conhecerem a fundo cada um deles. Entendi ali que precisava saber mais sobre o assunto e comecei a pesquisar os partidos e seus ideais. Dei uma atenção especial ao Lula, afinal, era nele que minha família votava. 
  Achei incrível a história de vida e trajetória política do Lula. Descobri que foi ele que reformou aquela mesma faculdade, o Instituto Federal, em 2008. Antes, o local era um antigo centro de educação tecnológica – o chão que eu pisava e o curso incrível que fazia só existiam graças a uma iniciativa dele. Pesquisei sobre todas as suas propostas e achei tudo muito coerente. Meu namorado, inclusive, conseguiu cursar uma faculdade graças ao Programa Universidade para Todos, conhecido como ProUni, que oferece bolsas de estudos de 50% ou 100% da mensalidade em faculdades particulares. O ProUni foi criado em 2004, durante o governo Lula. Passei a fazer parte de movimentos sociais e votei no PT em todas as eleições federais até hoje.

Foi a melhor surpresa da minha vida!
Gostei do curso de Gestão Ambiental que fiz no Instituto, foi muito importante para o meu crescimento pessoal e profissional. Percebi que gostaria de dar aula e ter contato com crianças, uma experiência que o curso não oferecia... Decidi então prestar vestibular para Ciências da Natureza, na Universidade de São Paulo, a USP. Passei no vestibular de novo e fiquei radiante! Hoje, no segundo ano, o curso é exatamente aquilo que eu buscava e os amigos que fiz nele são muito especiais – e eleitores do Lula, claro. Por isso foram todos convidados para a minha festa surpresa!
  Há muito tempo eu comentei com a minha irmã, a Nicole, que ano que vem faria uma festa de aniversário com o tema “Lula 2018”, por ser ano de eleição. Ela não esqueceu meu desejo e combinou tudo com meu namorado, o Leonardo. Juntos, eles fizeram uma festa nesse ano mesmo: contataram meus amigos da faculdade e outros colegas para organizar a festança. Eu nem desconfiava! Saí de casa para ir à faculdade, como qualquer outro dia normal. Recebi “parabéns” do meu namorado e de amigos e conhecidos. Estava justamente pensando em sair pra algum lugar tomar uma cerveja e comemorar quando cheguei em casa, já no fim da tarde, e dei de cara com a minha própria festa de aniversário! 
  Quando abri a porta, trinta pessoas gritaram “surpresa”! Todas com máscaras do Lula. Meus pais não estavam na festa, mas muitos dos meus amigos que já tinham me dado parabéns naquele dia compareceram - disfarçaram muito bem! Nem acreditei que minha irmã e meu namorado organizaram tudo em segredo. O local ficou incrível: a decoração era inteira vermelha, assim como o bolo. Fotos do Lula e da Dilma estavam espalhadas por todo lado e máscaras com o rosto dele foram entregues para os convidados vestirem.  Todos os meus amigos também são eleitores do Lula, então foi a maior festa. Independente de eleição ou partido, foi uma comemoração inesquecível e um momento de união em torno do que a gente acredita – ou melhor, de quem a gente acredita. 

Thaynara Floriano, 21 anos, estudante, Itapevi, SP

Fique por dentro das histórias mais impressionantes do dia. Curta nossa página no Facebook clicando aqui!

20/04/2017 - 19:56

Conecte-se

Revista Sou mais Eu