Treino HIIT elimina a gordura abdominal e ajuda a perder peso!

HIIT significa High Intensity Interval Training (do inglês, Treino de Alta Intensidade com Intervalos). Confira!

Sou Mais Eu Digital

Treino HIIT | <i>Crédito: Arquivo Pessoal
Treino HIIT | Crédito: Arquivo Pessoal
“Os exercícios de alta intensidade são intercalados com períodos de descanso ativo, como andar em ritmo lento”, explica Eduardo Cavalcanti, fundador do site especializado HIIT Brasil. O personal trainer Raphael Capel completa: “Como o treino tem curta duração, é ideal para homens e mulheres que têm pouco tempo para dedicar à atividade física no dia a dia”. 

A malhação é puxada. Quem pode fazer?
O treino HIIT não tem restrições de idade. “Pode ser realizado por crianças e adolescentes e até por idosos”, conta Raphael. Mas é importante consultar um avaliador físico antes de começar. “Pessoas hipertensas, sedentárias, obesas ou fumantes precisam de aprovação médica antes de iniciar os exercícios”, recomenda Eduardo. Apesar de curtas, as séries são bem puxadas e cansam bastante. “Não é fácil se exercitar de forma tão intensa. Não estranhe se sua sensação pós-treino for a de que seu coração vai saltar pela boca”, brinca. 

Quais as vantagens do programa?
O primeiro é a facilidade. Todos os exercícios podem ser feitos em casa. “São movimentos simples que levam 12 minutos e podem ser feitos sem equipamentos”, diz Raphael. “Eles ajudam na queima de gordura, principalmente na região da cintura” explica. “Além disso, o treino melhora a pressão arterial, diminui o colesterol e a sensibilidade à insulina, ajudando os músculos a usarem a glicose como combustível para energia”, diz o especialista.

Aprenda o treino HIIT passo a passo!

1. Aquecimento: correr no lugar de maneira vagarosa (trotar) ou fazer abdominais de forma lenta ou andar em círculos. Duração: 1 minuto. Intensidade leve. 

2. Intensivo I: agachamentos ou polichinelos, abdominais, elevação pélvica etc. Você escolhe o exercício e deve executá-lo com grande velocidade. Duração: 15 segundos. Alta intensidade. 

3. Descanso: repetir as mesmas atividades do aquecimento ou permanecer em descanso absoluto. Duração: 1 minuto. Intensidade leve. Repita os itens 2 e 3 quatro vezes cada um, intercalando atividade com descanso. 

4. Intensivo II: faça algum dos exercícios do Intensivo I. Duração: 15 segundos. Alta intensidade. 

5. Descanso: faça o aquecimento ou fique em repouso. Duração: 1 minuto. Intensidade leve. Intercale os itens 4 e 5 quatro vezes. 

6. Desaquecimento: corra no mesmo lugar por 1 minuto e reduza a velocidade aos poucos até parar.

29/10/2015 - 08:30

Conecte-se

Revista Sou mais Eu