Sequei 27 kg com o leite de amêndoas, aveia e canela

A bebida aumenta a saciedade e o gasto calórico e melhora o funcionamento do intestino. Atingi meu objetivo com um treino e um cardápio personalizados!

Renato Bianchi

Foi um processo longo e com muita saúde: me sinto outra mulher! | <i>Crédito: Arquivo pessoal
Foi um processo longo e com muita saúde: me sinto outra mulher! | Crédito: Arquivo pessoal

Foi a pior época da minha vida. Primeiro, minha querida avó faleceu. Dois anos depois, em 2010, meu cãozinho Hook também se foi. Eu vinha empurrando o luto com a barriga para dar conta da faculdade e do trabalho, mas aí não teve jeito: entrei em depressão e passei a ter crises de pânico. Para piorar, os medicamentos me davam muito sono, moleza e vontade de comer doces. Não deu outra: engordei horrores e passei a ter aversão do meu corpo. Imagina uma mulher vaidosa que não tem mais coragem de se ver no espelho... Mas o bicho pegou mesmo quando o sobrepeso afetou minha carreira de atriz e passei a ser rejeitada para os papéis. Era hora de reescrever minha história e voltar a interpretar a verdadeira Nanda: magra, bonita, confiante e cheia de vida!

Não conseguia trabalho por causa do sobrepeso

Foi uma mudança radical: eu era atleta na adolescência e cheguei a ostentar um corpinho de 49 kg. Sempre fui uma menina alegre e ativa. Mas, quando a depressão começou a se apoderar da minha mente, em 2011, vi minha vida desabar. Me transformei numa pessoa sedentária, reclusa, triste. Só saía da cama para ir ao banheiro e à geladeira – me entupia de sorvete o dia todo. Foi assim que cheguei a trágicos 100 kg.

Com as medicações, os sintomas iam diminuindo à medida que meu peso ia aumentando. Na metade do tratamento, fui percebendo que minhas roupas não entravam mais em mim. Não conseguia usar sequer uma calça jeans! Pra você ter uma ideia, fiquei dois anos sem ir à praia, de tanta vergonha. Eu não me aceitava daquele jeito!

A obesidade afetava até minha vida profissional. Sou atriz e, por causa do meu peso e da minha aparência, perdia muitas oportunidades. Fui recusada até para o cargo de vendedora de uma loja de roupas. Me disseram que eu não poderia servir de vitrine para a marca... Não dava mais pra viver daquele jeito. Prometi pra mim mesma: “Vou voltar a ser a Nanda que eu era, custe o que custar!”.

Minha meta ficou mais ousada

Estabeleci a meta de recuperar meu corpo sem medicamento nem cirurgia. Em 2014, comprei uma bicicleta ergométrica e um transport e comecei a treinar em casa. Também comecei a seguir dietas de blogueiras, mas a perda de peso era pequena e lenta. Eu precisava de uma reeducação personalizada pra mim!

Depois que consegui eliminar alguns quilos, criei coragem para entrar numa academia do bairro. Após um ano, fui para uma academia maior, com um personal, o Mário Arruda, e o nutricionista Gustavo Sicri, que foram fundamentais para meu emagrecimento. A essa altura, meu objetivo não era apenas perder peso: eu queria ganhar massa magra pra depois ficar com o abdômen definido!

O Gustavo elaborou um cardápio adequado para as minhas necessidades: fez substituições inteligentes e incluiu diversos alimentos gostosos e saudáveis: abacate com aveia e iogurte, água de gengibre, canela, pepino e limão, iogurte com farinha de coco, almôndegas de aveia, quibe de ricota, pizza de quinoa, salgado fit, bolo de caneca para micro-ondas... Um verdadeiro banquete antigordura! Uma das criações do meu nutri que mais me ajudaram foi o leite de amêndoas com aveia e canela. A bebida aumenta a saciedade, acelera a queima de gordura, melhora o funcionamento do intestino e ainda é fonte de gordura boa.

Meu corpo é meu cartão de visitas

Meu processo foi longo e com muita saúde. Neste ano, atingi os 73 kg e conquistei um corpo superdefinido. Me sinto outra mulher. Hoje consigo ficar de pé e dormir sem sofrer com a dor nas costas. Não sinto mais cansaço pra nada e minha libido aumentou. Com a autoestima no devido lugar, posso usar biquíni e shorts curtos e me sentir poderosa. É maravilhoso se sentir desejada!

E tem mais: como fiquei com a aparência mais jovem, agora conquisto mais trabalhos como atriz! Meu corpo é meu cartão de visita e hoje tenho orgulho de apresentá-lo.

Meu Instagram: @nandoka

DA REDAÇÃO

Aprenda a fazer o leite de amêndoas em casa!

Confira a receita do nutricionista Gustavo Sicri:

Ingredientes:
200 g de amêndoas cruas
800 ml a 1 litro de água
5 a 10 gotas de essência de baunilha (opcional)

Modo de fazer:
Lave as amêndoas e deixe de molho na água por 12 horas. Escorra a água que ficou de molho, retire a película das amêndoas (opcional) e bata no liquidificador ou mixer com a água (quantidade mencionada acima). Coe com um pano ou peneira fina.
Dica: A duração na geladeira é de três a quatro dias.

Como consumir:
200 ml de leite de amêndoas + 1 colher (sopa) de farelo de aveia + 1 colher (café) de canela

BOX DA REDAÇÃO

De obesa a musa fitness: conheça as estratégias que transformaram o corpo e a vida da Nanda

Ela teve a orientação decisiva do coach e nutricionista Gustavo Sicri para ter sucesso em seu emagrecimento. Confira as dicas dele para uma dieta saudável e eficiente:

Como iniciar o processo de perda de peso?

Evite alimentos com elevado teor de gordura e sódio. Sardinha, peru, frango, patinho e coxão mole são carnes menos gordurosas. Evite preparações fritas, empanados, na manteiga, gratinado e à dorê. Opte por cozidos, no vapor, assados, grelhados, sauté. Evite alimentos ultraprocessados, como bolos, sopas, pães, biscoitos recheados, lasanha, pizza, hambúrguer, refrigerante etc. Dê preferência aos alimentos frescos ou minimamente processados, como arroz integral, feijão, carnes magras, peixes, legumes, verduras, grãos, frutas, sucos naturais, cogumelos, leite fresco ou pasteurizado, iogurte sem adição de açúcar e ovos. Faça substituições: farinha integral no lugar de farinha branca; adoçantes como stevia e açúcar de coco no lugar do açúcar refinado; queijos gordurosos por cottage, ricota, creme de ricota e minas frescal; farinha de rosca por farinha de aveia, quinua ou amaranto.

Como fugir das tentações?

A alimentação também é fonte de prazer. Prove de tudo um pouco com moderação. Evite privações. Por exemplo: em vez de comer uma fatia grande de torta de chocolate, prove uma ou duas colheres de sopa. Coma apenas para sentir o sabor. Uma estratégia para fugir das tentações é aumentar a saciedade com alimentos como aveia, brócolis, óleo de coco extravirgem, grão-de-bico, feijão-fradinho, lentilha etc. A água também contribui para a saciedade: beba de 2 a 3 litros fracionados ao longo do dia.

Como emagrecer com regularidade e de forma saudável?

Para ter resultados estéticos com saúde mesmo com uma vida corrida é fundamental unir a organização com a praticidade. Use a criatividade, preparando receitas gostosas e benéficas para a saúde. Para acelerar o metabolismo, visando a resultados de forma saudável, é importante associar reeducação alimentar equilibrada, orientação profissional e prática de atividade física.

Que atitudes beneficiam o emagrecimento?

Não fique mais de quatro horas sem comer. Fazer pequenos lanches entre as grandes refeições é fundamental. Consuma entre três e cinco porções de frutas todos os dias. Misture com iogurte, polvilhe farelo de aveia e açúcar de coco. Dietas da moda são passageiras e trazem risco à saúde. Equilíbrio e informação individualizada são palavras-chave nesse processo! Vinte a 30 minutos de exercícios por dia e alguns minutos de sol melhoram nossa saúde de forma geral: reduzem a gordura corporal, controlam a fome, fortalecem a imunidade, aumentam a disposição, o humor e a autoestima.

Gustavo Sicri: @nutricionistagustavosicri e Facebook Gustavo Sicri


DA REDAÇÃO

Mais energia, menos fome e inchaço!

A Nanda adotou um combo poderoso para perder peso, com um treino personalizado, um cardápio elaborado especialmente para seus objetivos e muita determinação. Entre as combinações emagrecedoras que ela usou na sua dieta, destaca-se o leite de amêndoas com aveia e canela. A nutricionista Luana Stoduto aponta os principais benefícios da bebida:

Leite de amêndoas: ajuda a diminuir o colesterol e o apetite e, por ser termogênico, leva mais energia ao corpo, aumentando a disposição e contribuindo para a perda de peso. Também organiza as funções intestinais e desincha o corpo.

Aveia: mantém a fome e a vontade de comer doce controladas por mais tempo, além de reduzir o colesterol.

Canela: aumenta a temperatura do corpo, facilitando a queima de gordura. A canela também é uma forte aliada no processo de perda de peso porque prolonga a sensação de saciedade. Também possui ação anti-inflamatória,  diminuindo a inflamação dos tecidos.

30/05/2016 - 14:45

Conecte-se

Revista Sou mais Eu