Dieta: "Emagreci 48 kg e me casei com o meu personal"

Com o apoio do personal e esposo Maicon, Angela secou em apenas dez meses!

Texto: Renato Bianchi

Antes e Depois de Angela | <i>Crédito: Cleidimar Lopes
Antes e Depois de Angela | Crédito: Cleidimar Lopes
Eu já estava com mais de 100 kg e não conseguia criar coragem para encarar uma academia. Morria de vergonha do meu corpo. Até que um dia, em 2013, passei em frente a uma e resolvi entrar pra conhecer, superar meu bloqueio. O professor que me atendeu, o Maicon, foi muito simpático e me tratou superbem. Confiei nele e comecei a treinar no dia seguinte. Ao me matricular, eu ainda não sabia que aquele personal trainer ia transformar não apenas meu corpo, mas meu coração também... 

Desisti da bariátrica na última hora... 
Desde a infância, eu era conhecida como a “gordinha do rosto bonito”. Vivia no efeito sanfona e era alvo de todo tipo de chacota por causa do meu peso. Isso me machucava demais. Eu tentava fazer dietas, mas desistia logo e voltava a me entupir de comida gorda: fast food, refri, salgados e muitos doces. Não comia salada e frutas de jeito nenhum. 

E isso não era o pior: por causa da obesidade, minha saúde estava uma calamidade: desenvolvi cisto nos ovários, tinha crises de asma e bronquite, dificuldade para me locomover, falta de ar... Sou professora e às vezes tinha que parar de explicar a matéria durante a aula para recuperar o fôlego. 

Quando cheguei aos 99 kg, há três anos, de tanto ouvir as pessoas dizendo que eu não conseguiria emagrecer com meu esforço, decidi fazer uma bariátrica. Fui ao médico para realizar os exames e ele me disse que eu só poderia ser operada se tivesse com 115 kg. 

Passei a comer loucamente: em dois meses, cheguei aos 116 kg! Enfim, estava apta para fazer a cirurgia, mas acabei desistindo por receio das complicações que via em outras pessoas: perda de peso descontrolada, queda de cabelo, passar mal ao comer determinados alimentos... Eu não tinha mais desculpas: era a hora de emagrecer por conta própria, e dessa vez pra valer! 

No começo, troquei os doces, frituras, massas e refrigerante por sucos, verduras, saladas, alimentos integrais e frutas. O impacto foi imediato: perdi 8 kg no primeiro mês! Depois, segui as orientações de uma endocrinologista e, mais tarde, de uma nutricionista que me acompanha até hoje. 

Foi ela que me passou a reeducação alimentar e indicou o chá de hibisco, a chia e um mix de sucos emagrecedores (veja na próxima página). Eles me ajudaram a desinchar, a regular meu intestino e a acelerar meu metabolismo. Quando fui conhecer a academia do Maicon, eu estava com 104 kg. 

Quando conversamos, achei aquele homem saradão, definido, mas não despertou meu interesse de imediato. Ao longo das aulas, ele me incentivava demais, não me deixava desanimar. Me cobrava, mandava mensagem quando eu não ia e me elogiava a cada quilo perdido. O Maicon foi a pessoa que mais acreditou em mim, no meu potencial.

Por causa dos treinos, ficamos muito próximos e, em poucas semanas, nos tornamos amigos. Mas a gente tinha tanta coisa em comum que, depois de sete meses, começamos a namorar. Nos casamos um ano e meio depois, acredita?!

Quando subi ao altar, estava com belíssimos 68 kg, meu peso até hoje. E o Maicon foi fundamental para essa minha conquista: seu apoio e seu amor me transformaram nessa mulher saudável, bonita, cheia de vida e energia! - ANGELA MARIA BETTEHER TONON, 26 anos, professora, Aracruz, ES

20/06/2016 - 10:23

Conecte-se

Revista Sou mais Eu