Cápsulas detox: "Perdi 24 kg em 4 meses"

Elas foram as grandes parceiras da reeducação alimentar da Laura, pois desintoxicaram seu organismo, diminuíram o apetite e controlaram a gula

Reportagem: Célia Aguiar

LAURA GOMES DA LUZ | <i>Crédito: Arquivo Pessoal
LAURA GOMES DA LUZ | Crédito: Arquivo Pessoal
Eu e meu marido estávamos passando o Natal de 2014 na casa da minha cunhada. Como a Rose sabia preparar rabanadas deliciosas, pedi que ela fizesse algumas. O que eu não esperava era ouvir essa resposta: “Não vou fazer, não. Você está acima do peso”. Não era a primeira vez que minha cunhada me alertava sobre isso. Ela dizia que eu era muito nova para estar naquela situação, que precisava me cuidar porque tinha uma filha para criar e a obesidade me faria adoecer. Mas nunca liguei para seus avisos. Ainda implorei pelas rabanadas e a Rose me fez a proposta: “Ok, vou fazer, mas depois você vai dar um jeito de emagrecer”. Respondi que sim, mas da boca pra fora. Nem cogitei fazer dieta. Devorei seis rabanadas naquela noite... 

Só que, dias depois, quando chegou o ano novo, comecei a pensar na ideia da Rose. Refleti sobre as fortes dores na coluna e no calcanhar que eu vinha sentindo por causa do excesso de peso e sobre meu colesterol alto. Lembrei como era triste não encontrar nada pra vestir no tamanho 48. Há anos via minha autoestima e saúde indo embora por uma coisa que estava em minhas mãos mudar, bastava querer. Na mesma hora, peguei o telefone e liguei pra Rose. Falei que, a partir daquele dia, minha vida ia ser diferente. Nunca antes eu havia sentido essa vontade de emagrecer. Eu estava pronta pra luta! 

Três anos de casada = 15 kg a mais 

O excesso de peso entrou na minha vida sem que eu percebesse. Quando me casei, em 2008, pesava 57 kg. Solteira, morava com minha família na fazenda e não comia produtos industrializados. A alimentação era bem natural. Depois que fui morar com o Beto na cidade é que peguei mania de guloseimas, salgados de padaria, refri... Em três anos de casamento, engordei 15 kg. 

Aí, em 2011, fiquei grávida e a situação piorou. Cheguei aos 83 kg e por lá fiquei. Não perdi nada depois que minha menina nasceu. Ao contrário: os anos passaram e só acumulei mais gordura. Em 2014, alcancei os 87 kg. Sabia que estava acima do peso, mas nunca levei dietas a sério. Só que, quando fiz o acordo com a Rose, a história foi diferente. Até porque eu tinha mais um estímulo: minha irmã se casaria em 20 dias e eu queria estar menos inchada na festa.

Minha meta era perder ao menos 5 kg até lá. Depois, ia batalhar pra chegar aos 70 kg! Minha cunhada ficou contente com minha decisão e disse que me mandaria umas cápsulas naturais que ela costumava tomar. A Rose sempre foi muito cuidadosa com alimentação e antenada nesses produtos que auxiliam o emagrecimento. Naquele mesmo dia, ela colocou seis frascos de cápsulas detox no correio, o suficiente para eu tomar durante seis meses. Só que os potinhos só chegariam em 20 dias e eu tinha que começar a perder peso antes disso. 

Fui muito além da minha meta! 

Comecei cortando doces e massas e passei a comer a cada três horas, em quantidades menores, além de aumentar o consumo de verduras e frutas. O refri foi substituído por 2 litros de água por dia, sendo que o primeiro copo era em jejum com limão espremido. 

Não foi fácil. Os primeiros dias são os piores, mas persisti e atingi minha meta inicial: no dia 24 de janeiro, no casório da minha mana, eu estava com 5 kg a menos! 

Logo em seguida, as cápsulas da Rose chegaram e pude contar com essa ajuda extra. O suplemento detox é composto principalmente por uma alga desintoxicante chamada clorela. Além de ajudar a eliminar as toxinas do organismo, o que favorece o emagrecimento, ela diminui o apetite e ajuda a controlar gula.

Tomava uma cápsula antes do almoço e outra antes do jantar. Como o composto é rico em vitaminas e minerais que trazem bem-estar e disposição, me animei pra retomar uma antiga paixão: jogar futebol! 

Em apenas dez dias, perdi mais 4 kg, totalizando 9 kg já no primeiro mês! Nos meses seguintes, mantive a média de 4 a 5 kg. Foi muito rápido: em quatro meses, sequei 23 kg, sem remédio nem cirurgia. Cheguei aos 64 kg, muito além da minha meta! Uma conhecida até me procurou porque ela tinha um grupo no WhatsApp e queria que eu participasse para motivar a turma. Hoje somos 60 mulheres seguindo juntas uma vida mais saudável! 

Como minha cunhada morava longe, durante todo o processo de emagrecimento mandei fotos para ela acompanhar minha evolução. Em julho, a Rose me viu pessoalmente e disse que estou linda, melhor até do que nas fotos! Vou sempre agradecer a ela por ter me ajudado a acordar antes que fosse tarde. E ainda emagreci mais 1 kg de lá pra cá! Hoje tenho ânimo, saúde e alegria para trabalhar fora, cuidar de casa, namorar meu maridão, brincar com minha filha... Não tenho mais dor alguma e meu guarda-roupa está todo renovado. Sou outra mulher. É a melhor fase da minha vida! - LAURA GOMES DA LUZ, 24 anos, professora, Colinas do Sul, GO

O cardápio da Laura - Avaliado pela nutricionista Vanessa Veloso

Café da manhã
• 1 pão francês integral
• 2 colheres (chá) de manteiga light
• 3 fatias de peito de peru
• 50 ml de café
• 100 ml de suco de tomate caseiro (tomate, água e adoçante) 

Dica da nutricionista: A manteiga pode ser substituída por queijo cottage ou queijo minas ou requeijão. Inclua uma fruta nesta refeição. 

Lanche da manhã
• 90 g de iogurte desnatado
• 200 ml de gelatina diet 

Almoço
• Salada de folhas à vontade
• 2 colheres (sopa) de arroz integral
• 50 g de almôndegas de carne bovina com molho de tomate
• 2 colheres (sopa) de purê de couve-flor
• 1 fatia de melão 

Lanche da tarde
• 90 g de iogurte desnatado
• 200 ml de gelatina diet com o sabor de sua preferência 

Jantar
• 1 prato (raso) de sopa de legumes 

Dica da nutricionista: Recomendo acrescentar proteína nesta refeição. 

Ceia
• 1 fatia de melancia


Conheça os benefícios das cápsulas detox!

Laura eliminou 24 kg graças à reeducação alimentar e às cápsulas detox, que têm como principal composto uma alga verde chamada chlorella (ou clorela). A nutricionista esportiva e estética Vanessa Veloso explica como essas cápsulas agem no organismo:

Principais propriedades
✔ As cápsulas à base de chlorella contêm proteínas, aminoácidos, minerais, vitaminas, clorofila e outros compostos que estimulam o processo de detoxificação natural do organismo. Durante o emagrecimento, muitas toxinas acumuladas na região onde fi cam armazenadas as gorduras são liberadas. A otimização do processo de detoxifi cação auxilia a eliminação delas, o que colabora para a saúde do corpo e para a perda de peso. 

✔ Alguns estudos indicam efeito benéfi co no emagrecimento devido, provavelmente, ao aumento da saciedade e do bolo fecal, além da melhora no funcionamento intestinal. 

✔ Foi relatado também menor consumo de carboidratos após a ingestão da chlorella, o que auxilia indiretamente o emagrecimento. 

Cápsulas X Alimentos detox
Que a praticidade das cápsulas é uma vantagem ninguém nega, mas o que seria melhor: alimentos detox ou cápsulas detox? “O consumo de cápsulas pode ser complementar, mas uma alimentação livre de frituras, doces, açúcar, gordura hidrogenada, farinhas refi nadas e alimentos industrializados e rica em alimentos detoxifi cantes, como arroz integral, verduras, frutas e legumes variados (de preferência orgânicos) e água de boa procedência são sempre a melhor opção”, explica a nutricionista.

INDICAÇÃO DE CONSUMO: “Ainda não existe uma defi nição, mas a maioria dos estudos utiliza quantidades que vão de 1 g a 5 g diárias, antes das refeições”, diz Vanessa. Atenção: pode haver constipação caso haja consumo excessivo. É importante aumentar a ingestão de água para facilitar o trânsito intestinal. 

TODO MUNDO PODE CONSUMIR? Segundo Vanessa, não existem restrições ao consumo, embora ainda faltem estudos sobre a toxicidade da alga. “A chlorella tem elevada quantidade de vitamina K, que pode interferir com medicamentos que diluem o sangue. Procure a orientação de um médico antes de consumir”, diz.


02/10/2015 - 10:45

Conecte-se

Revista Sou mais Eu