Meus vídeos ensinam mulheres a reformarem a casa sem pedreiro

Mostro como assentar azulejo, preparar massa para gesso e até rejuntar usando um... chinelo!

Reportagem: Letícia Gerola

Basta ter disposição para entrar nesse universo e aprender | <i>Crédito: Arquivo pessoal/Redação Sou Mais Eu
Basta ter disposição para entrar nesse universo e aprender | Crédito: Arquivo pessoal/Redação Sou Mais Eu

Eu e mamãe sempre fizemos todas as reformas lá de casa. Como não tínhamos dinheiro para contratar alguém que viesse fazer os ajustes... E, aos poucos, fomos descobrindo que nem precisávamos, porque reformar é simples. Basta ter disposição para entrar nesse universo e aprender. Como eu fiz aos 16 anos!

Reformei o chão do meu quarto, postei... e bombou!

         Isso mesmo: na adolescência, fiquei tão fascinada pelo mundo da alvenaria que fiz um curso no SENAI. Gostei bastante, porém, achei muito focado na parte teórica. Fui, então, procurar canais no YouTube que dessem dicas práticas. Decepção total: todos que encontrei eram de pedreiros profissionais, que não se preocupavam em ensinar o básico. Mal sabia que eu mesma lançaria o canal que tanto procurava...
  Eu já tinha um vlog pessoal, onde postava semanalmente vídeos comentando temas do meu dia a dia. Foi quando tive que fazer o piso do meu quarto, estava sem nada então precisava assentar a cerâmica para poder por o piso e mamãe me deu a ideia de gravar o passo a passo para o canal, só pra ver qual a recepção das pessoas. Fiquei com medo, achei que ninguém se interessaria por um passo a passo sobre como assentar cerâmica, mas acabei fazendo mesmo assim. Não é que bombou?! Alcancei quase meio milhão de visualizações.
  Achei que ia ter muito preconceito – e tem! – mas a resposta positiva foi bem maior. Recebi vááários comentários de homens e mulheres elogiando e pedindo mais tutoriais. E me surpreendi ao perceber que as pessoas evitavam colocar a mão na massa em suas casas simplesmente por não saberem que reformar NÃO é um bicho de sete cabeças. Preferiam, então, pagar alguém pra fazer – muitas vezes sem nem ter dinheiro! Decidi continuar postando.

Graças ao canal, uma moça transformou a própria casa

Desde então, toda semana posto um vídeo novo, sem dia definido. Eu mesma que filmo e edito tudo sozinha, demora pelo menos quarenta minutos! Tento conciliar o que me pedem nos comentários com aquilo que é possível fazer na minha casa. Assim, filmo tutoriais de reformas que eu já ia ter que fazer por aqui. Tem dado supercerto.
  Também recebo muitas fotos de casas que, graças ao canal, as pessoas reformaram gastando pouco... Me marcou muito, um vídeo que uma moça mandou um vídeo do antes e depois da reforma que ela fez: o lugar mudou completamente! Ela ganhou um baita conforto por ter colocado os pisos como ensinei e me pediu para nunca deixar de postar. Sempre que um comentário ruim aparece, eu lembro dela e crio ânimo para continuar fazendo o canal, que soma 80 mil inscritos e quase 4 milhões de visualizações! 

Quero seguir na área

Apesar de cursar o sétimo período de publicidade (e adorar), esse lance das reformas está dando tão certo que penso em cursar design de interiores ou arquitetura e me profissionalizar na área. Quero ajudar as pessoas a se sentirem à vontade para reformar e construir elas mesmas! Economiza muito e é um aprendizado pra vida, é importante a gente parar de olhar pra uma coisa e já pensar que não somos capazes sem ao menos tentar! Olhar pra parede que você mesma rebocou pode ser bom até pra autoestima. Minha próxima meta é melhorar a qualidade dos vídeos e atingir cada vez mais pessoas. Pois nem só de tutorial de maquiagem que vive o YouTube!

Paloma Cipriano, 23 anos, Sete Lagoas, MG.

Top 5 vídeos da Paloma

Como passar massa corrida
Nesse vídeo, a Paloma explica como passar massa corrida na parede apenas com um rolo e um rodo. Além de economizar com a mão de obra, você gasta menos massa. Tem mais de 1 milhão de visualizações!

Como fazer massa de concreto
Um “faça você mesmo” inusitado. Utilizando cimento, brita e areia, Paloma dá o passo para fazer concreto e deixar a casa mais confortável.

Conhecendo o kit de ferramentas
No melhor estilo “unboxing”, a YouTuber desvenda um Kit de Ferramentas MF 141, comentando e explicando a função de cada item.

Como decorar minha parede
Não é só de construção que vive o canal da Paloma – dicas de decoração também fazem parte do seu rol de vídeos. Ao invés de usar papel de parede, a YouTube aposta no tecido como alternativa para decorar o cômodo.

Retirando escoramento da laje
Ideal pra quem deseja tirar as estruturas emergenciais, Paloma dá o passo a passo de como remover escoramento da laje com segurança. 

06/01/2017 - 15:58

Conecte-se

Revista Sou mais Eu